Ah, se ela existisse! Talvez dezembro fosse o mês em que as pessoas mais recorreriam à máquina do tempo. Uns para ganhar mais dias e terminar seus afazeres do ano. Outros para reeditar o que viveram e não gostaram. E ainda outros pra acelerar o período de férias. Se ela existisse realmente, você faria o que?
O tempo ou a falta dele é um tema comum nas conversas entre as pessoas. Esse recurso, embora gratuito e disponível para todos, é finito e sem possibilidade de reposição. Daí a necessidade de usá-lo com sabedoria. Tem gente que parece conseguir fazer tudo com o tempo que possui. Por outro lado, muitos culpam o tempo por não conseguir fazer aquilo que afirmam querer. Muito provavelmente as pessoas se organizam de formas diferentes, priorizando coisas distintas. A gente até sabe, teoricamente, mas quando vê já passou mais tempo do que queria, podia e devia na TV, nas redes sociais e na internet. Mas é importante lembrar que o uso do tempo define a sua vida.
Tudo que fazemos, sem exceção, consome nosso tempo. E depois de gasto, o tempo não pode ser reposto. Assim, para realizar projetos, sonhos ou simples desejos, precisamos planejar o uso do nosso tempo. Se o tempo é disponibilizado para todas as pessoas na mesma quantidade, qualidade e formato, aqueles que conseguem realizar o que querem, devem estar agindo de forma diferente daqueles que não conseguem realizar o que “querem”. Se priorizarmos certas atividades, inevitavelmente abriremos mão de outras. Então antes de iniciar qualquer nova atividade é preciso avaliar se há tempo disponível ou se algo precisará ser substituído.
Tendo decidido em que vai investir seu tempo, não desanime, pois os resultados irão chegar. A conta é simples… Se você fizer atividade física diariamente, em breve estará mais satisfeito com seu corpo. Se estudar alguns minutos por dia também vai aprender mais facilmente um novo idioma ou algo inerente à sua formação profissional, por exemplo. Lembre-se de que aquilo que você já alcançou no presente, também requereu parte do seu tempo no passado.
É importante prestar atenção na coerência entre o tempo gasto nas atividades atuais com os objetivos futuros. Não espere pra realizar amanhã o que pode ser feito hoje. Se for preciso, mude suas prioridades. Não adianta caminhar numa direção se você deseja seguir em outro sentido.
Com a chegada de um novo ano, somos presenteados com mais uma porção de tempo. A decisão do que fará com ela é inteiramente sua. Mas se aceita uma sugestão, elimine da sua rotina o que for fútil e sem sentido. Gaste tempo com amigos, família, boas leituras, contato com a natureza, lazer de qualidade e cuidados com a saúde. Valorize cada segundo da sua existência e aceite o desafio de viver cada dia como se fosse o último. Isso certamente fará grande diferença!
Rua Nove de Julho, 72 – Sala 73
Santo Amaro, São Paulo – SP
CEP 04739-010
© 2020. Todos os Direitos Reservados