Terapia de Casal
A terapia de casal possui um quadro plural em seus referenciais teóricos, articulando vários modelos. Pode ser considerada como um caso particular de terapia familiar onde o foco está na conjugalidade.
Algumas dinâmicas do casal que costumam ser beneficiadas com esse tratamento incluem relações simbióticas, defensivas e tóxicas, dentre outras. Durante o processo terapêutico a comunicação se aprimora e o casal passa a conhecer melhor a personalidade do outro e a entender a responsabilidade de cada um sobre os conflitos existentes.
Entretanto, é importante que ambas as partes estejam dispostas a colocar em prática as mudanças necessárias que foram identificadas na terapia. Muitas vezes, os laços afetivos que unem os parceiros se desgastam com o tempo, indicando que o relacionamento não está seguindo o rumo esperado.
Este é um momento para buscar ajuda! Quando um dos parceiros não quer participar da terapia, recomenda-se a terapia individual, pois a mudança em uma das partes já altera a dinâmica do relacionamento.